Essa cartilha é um pequeno registro de parte do patrimônio cultural de cinco municípios percorridos pelo Conexão Comunidade em 2023. É fruto do trabalho de um mapeamento colaborativo conduzido junto a agentes/iniciativas culturais e membros de comunidades escolares dessas localidades. É menos um inventário e mais uma celebração às invencionices de betinenses, cubatenses, divinopolitanos, itaunenes e luzienses.
Celebramos os fazedores de cultura, esses guardiões do ancestral, preservadores do vigente e inventores de possibilidades.
Nosso desejo aqui é apresentar uma pequena parte das riquezas dos municípios de Betim, Divinópolis, Itaúna, Santa Luzia (MG) e Cubatão (SP) e alguns de seus cultureiros. Antes de seguir nesse caminho, faça uma pausa, passe um café, curta uma preguiça, bata um papo. Ao longo da leitura, esmiuce bem os municípios e seus grupos, despreocupe-se, faça hora, já que fazer e viver cultura é também pedir – exigir – um tempo da exploração, do corre corre e dos automatismos.