Sobre

O Conexão Comunidade é um programa da VLI Logística executado pela AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs desde 2016, que alia educação, desenvolvimento cultural comunitário, memória e ferrovia.

Por meio de metodologias e práticas inovadoras e participativas, o programa promove o fortalecimento das redes públicas de ensino e da cadeia produtiva da economia criativa das cidades de atuação da VLI. Todo o trabalho é articulado a partir da memória e da relação das comunidades com a ferrovia.

Além disso, em processos de escuta e criação colaborativa, são promovidas a reflexão, o registro e a difusão da memória coletiva e do patrimônio cultural dos municípios. Juntos, professores e alunos de escolas públicas, aliados a grupos culturais, elaboram caminhos, de norte a sul do Brasil, para produzir e colocar em circulação conhecimentos sobre a história, a cultura e a identidade das suas comunidades.

Enquanto se debruçam sobre saberes locais, professores e alunos participam de laboratórios de metodologias ativas de ensino, nos quais criam seus próprios modos de expressão, utilizando linguagens e tecnologias contemporâneas. No processo, desenvolvem o senso crítico e a capacidade de “aprender a aprender”.

Já as iniciativas da economia da criativa participam de formações e incrementam as estratégias de comunicação e sustentabilidade. Além disso, têm a oportunidade de sistematizar e dar visibilidade à sua ação artística, cultural e social.

Edição
2019/2020

Em 2019/2020, estivemos nos municípios de Barro dos Coqueiros (SE), Araguari, Patrocínio, Arcos, Belo Horizonte e Santa Luzia (MG, Alagoinhas e Brumado (BA) e em Cubatão (SP). As atividades tiveram um total de 38.500 beneficiários.

Edição
2021

Em 2021, durante a pandemia da Covid-19, estivemos numa infinidade de cidades com formações online e processos com tutoria a distância. As atividades tiveram um total de 28 mil beneficiários.

Edição
2022/2023

Já de volta com atividades presenciais, no ciclo 2022/2023 estamos nas cidades de Santa Luzia, Betim, Divinópolis, Itaúna (MG) e Cubatão (SP).

VLI

A VLI é uma empresa de logística que opera duas ferrovias: a Centro-Atlântica e a Norte-Sul. Elas se integram a portos e terminais. Ela está presente em mais de trezentos municípios e dez estados brasileiros. Pelas ferrovias e terminais da VLI passam produtos agrícolas como grãos (milho, soja e farelo de soja), açúcar e fertilizantes, produtos siderúrgicos e industrializados.

 

Para isso, a VLI conta com mais de 8 mil quilômetros de linha férrea, setecentas locomotivas, 24 mil vagões, três portos, oito terminais e quase 8 mil funcionários para cuidar disso tudo.