Núcleo de Socialização Zoe Botelho Alves
Estação Uberaba: Uma Viagem pelos Trilhos da Cidade.
O objetivo do projeto é criar um jogo de tabuleiro que permita o conhecimento da história,
cultura popular e lendas urbanas e rurais de Uberaba, além de explorar pontos turísticos e
reconhecer a importância da ferrovia e do terminal da VLI para o desenvolvimento econômico
da cidade. O projeto será realizado em duas etapas. Na primeira, os alunos coletarão
informações e participarão de oficinas de fotografia sobre a cultura local e o patrimônio
histórico (material e imaterial), além de explorar a história da ferrovia em Uberaba. Visitas a
museus, ao arquivo público, à praça da Muana, à biblioteca pública, às instalações da VLI e a
prédios tombados farão parte desse processo de pesquisa. Entrevistas com responsáveis por
esses locais também serão realizadas. O tabuleiro do jogo será baseado no mapa de Uberaba e
incluirá imagens dos espaços mais relevantes do município, como o Sítio Peró, que já abrigou
uma estação ferroviária e hoje faz parte de um museu. O jogo será educativo, com regras,
cartas, perguntas e respostas, focando em proporcionar conhecimento e entretenimento sobre a
história e a cultura locais. Serão feitos testes com o jogo para possíveis ajustes, após debates
entre os participantes. Na segunda etapa, o jogo será apresentado de forma artística e
pedagógica por meio de um curta-metragem ou documentário, incluindo grafite e pintura,
mostrando o processo de criação do jogo. A criação do jogo de tabuleiro por e para as crianças
e adolescentes permite um diálogo entre o significado da história da cidade e seus símbolos,
promovendo o pertencimento à comunidade. Assim, o projeto possibilita que os participantes
conheçam e defendam a história e a cultura de Uberaba, levando esse conhecimento para além
da cidade.
Escola Municipal Joubert de Carvalho
A Escola que a Gente quer é a Escola que a Gente faz
O projeto visa trabalhar de forma interdisciplinar os temas de História, Meio Ambiente e Arte
Cultural. O projeto será desenvolvido de forma lúdica, utilizando a ferrovia como tema central
para apresentar a história da linha férrea em Uberaba e no Brasil. Os alunos farão atividades de
campo para observar questões ambientais, como o lixo, entulhos, queimadas e árvores cortadas
ao redor da ferrovia, além de explorar a segurança das travessias. A conscientização da
comunidade escolar e das famílias será promovida por meio dessas observações e discussões.
Uma das principais atividades será a montagem de um teatro de fantoches, que tratará da
importância do cuidado e da segurança nas áreas próximas às linhas férreas, com apresentações
tanto para a comunidade escolar quanto para os familiares dos alunos. Além disso, o projeto
incluirá oficinas de teatro e fotografia, incentivando os alunos a expressarem suas observações
e pesquisas de maneira criativa. O objetivo pedagógico é promover a interdisciplinaridade entre
várias áreas do conhecimento, como artes, matemática, história, português e geografia. A
matemática será utilizada na criação e montagem dos cenários, enquanto história e geografia
contribuirão para a pesquisa do contexto da ferrovia, tanto em nível local quanto nacional.
Português terá um papel na produção das narrativas e roteiros das peças teatrais. A execução do projeto inclui visitas guiadas ao arquivo público para que os alunos possam aprofundar seus
conhecimentos sobre a história da ferrovia e à estação de Peirópolis, que já abrigou uma estação
de trem. Também serão produzidos materiais educativos voltados para a prevenção de
acidentes nas vias férreas, tanto para a comunidade escolar quanto para as áreas vizinhas
afetadas. Dessa forma, o projeto busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da
preservação ambiental e da segurança nas proximidades das ferrovias, enquanto fortalece o
aprendizado interdisciplinar dos alunos.