Mapas afetivos, postais, fotos, cartazes, materiais educativos, vídeos instrucionais. Estivemos em muitas cidades brasileiras atuando com escolas e grupos culturais em favor dos patrimônios culturais de cada local. Clique no card de cada edição para conhecer o que foi produzido e, quem sabe, se inspirar para novas ações aí na sua comunidade:
Edição 2019/2020
O que tem da identidade do lugar nas identidades das pessoas e como o que a gente constrói transforma as histórias de tudo que está em volta? Para descobrir isso, estivemos nas cidades de Barra dos Coqueiros (SE), Alagoinhas e Brumado (BA), Araguari, Patrocínio, Arcos, Belo Horizonte e Santa Luzia (MG), Cubatão (SP) atuando com 19 escolas e 52 grupos culturais.
Edição 2021
Durante a pandemia da Covid-19, realizamos um curso online para professores, que puderam aplicar a educação patrimonial em suas práticas mesmo estando presencialmente fora da escola. Além disso, atuamos na cidade de Matozinhos apoiando 10 grupos em visibilidade e sustentabilidade.
Edição 2022/2023
Quais são os patrimônios culturais de Betim, Santa Luzia, Divinópolis, Itaúna (MG) e Cubatão (SP)? Foi essa descoberta que as 15 escolas públicas e 25 grupos culturais participantes dessa edição mostram para nós. As escolas participam de um curso híbrido sobre educação patrimonial, enquanto os grupos são apoiados em ações de comunicação e escrita formativa de projetos.
Edição 2024
Como os temas da cultura e da memória ferroviária podem se conectar ao contexto escolar? Esses temas não estão apenas relacionados à comunidade escolar, mas fazem parte de um universo mais amplo, que inclui o patrimônio cultural, os saberes tradicionais e as manifestações culturais. Em 10 escolas públicas de 5 municípios — Betim, Itaúna, Uberaba, Bambuí, em Minas Gerais, e Brumado, na Bahia — projetos estão sendo desenvolvidos com base nesses temas. Venha conosco e descubra mais sobre essas iniciativas!